22/03/2010

Universidad de Chile x Flamengo

O jogo foi há cinco dias, na quarta-feira passada. Mas como esse blog é para ser escrito, não lido, e eu não estou com pressa, cinco dias podiam ter sido cinco minutos.

Começamos pelo fim: o Flamengo perdeu de 2 a 1 para a Universidad de Chile no estadio Monumental, do Colo Colo. Não vi melhores momentos ou os gols depois do jogo,acho que sequer li sobre a vitória da "La U" (o lado positivo da derrota foi aprender, finalmente, que La U é a Chile e la UC é a Católica), também não precisei rever o segundo gol dos chilenos para me dar conta que foi um frangçao do Bruno.

Dizer o quê? No domingo anterior ele agarrou DOIS penâltis na vitória do Flamengo contra o Vasco. Ontem, no empate-vitória (eu não sou de comemorar empate como vitória, mas abro a exceção quando isso acontece aos 48 minutos do segundo tempo no último lance do jogo!) do Flamengo contra o Botafogo ele quase catou outro. Aliás, ele escolheu o canto certo e foi tão bem na bola que ele passou por cima dela.

Mas voltando ao Monumental. Fazia anos que eu não via o Flamengo perder um jogo. Claro, fazia anos que eu também não ia no estádio. Se me lembro bem, meu útlimo jogo foi a final da Copa do Brasil de 2006 contra o....time que acabou vice. Não me lembro quem foi. O importante é que ganhamos.

Também fazia anos que eu não via o Flamengo jogar tão mal. Entendo um certo receio por causa do terremoto, mas isso não é desculpa. Aliás, seria mais uma razão para ir com tudo para cima dos chilenos, em respeito aos torcedores que estavam lá...

O time não acertava uma. Principalmente Adriano e Vagner Love. Matavam a bola na canela, Vagner defendia tanto a bola como pivô que acabava caindo sozinho. Nem quando tínhamos sorte, dava certo. No segundo tempo, um vacilo da defesa chilena e a bola sobrou livre para o Adriano na intermediária, ali pelo lado direito do ataque. Quando achei que dava, vi a distância dali para o gol. Enfim, digamos, que uma arrancada dessas não é o forte do Adriano. De fato, ele foi desarmad uns cinco passos depois.

La U perdeu várias chances de fazer o terceiro, e precisando de um empate o Flamengo colocou uma pressão depois e Vagner Love perdeu um gol que parecia feito ali onde eu estava, exatamente atrás do gol.

A verdade é que pareciam dois pernas de pau. Mas uma coisa eu reconheci já no estádio. Os dois estavam querendo jogo. Canelada depois de canelada, continuavam pedindo a bola. Também deu para sentir na hora a diferença quando o Petkovic entrou em campo.

Acabou o jogo, uns 20, 30 mil torcedores de La U, que cantaram o jogo INTEIRO, deixaram felizes o estádio do Colo Colo, e nós, na torcida do Flamengo - eu, um amigo e dois conhecidos, e outras 200-300 pessoas formavam a "massa" rubro-negra: "representantes" da Raça, Torcida Jovem, torcedores do Flamengo, brasileiros diversos, alguns poucos engravatados, curiosos chilenos, no frio, e custodiados por 20 policiais que não nos deixavam sair.

Como sempre, a troca de amabilidades entre as torcidas após o jogo. Não sei o que gritaram do lado de lá, mas as respostas de uns gaiatos do lado de cá foram "Viva Peru" e "chupa-pisco". Valeu umas risadas, e provavelmente mais uns 15 minutos dentro do estádio.

Foi meu primeiro jogo no Chile. Se tudo correr bem, o segundo será no dia 14 de abril. É impressionante como foi fácil e calmo chegar e entrar no estádio, assim como voltar para casa. Claro, sem dar bandeira com a camisa do Flamengo, mas, ainda assim, sem stress, sem engarrafamento, sem flanelinha, sem corre-corre...

Dia 14 de abril tem mais. Tomara que eu volte a ver o Flamengo vencer ao vivo. Se não, paciência. A gente não pode ganhar todas...

Antes de acabar, como deu gosto ver o jogo de ontem pela televisão: Flamengo x Botafogo. Para começar, uma ótima dupla narrando/comentando o jogo pela Globo/Premiere. Quando liguei a televisão já estávamos perdendo de um a zero, dizem que num pênalti mal marcado (foi falta, mas fora da área) que o Bruno "frangou". Empatamos com o Adriano e no segundo tempo o Botafogo fez o segundo.

Caramba, como o jogo ficou aberto e bonito. Cheguei a comentar que jogaço, só seria melhor se tívessemos ganhando. O Flamengo partiu com tudo para cima e abriu muito espaço. Cada contra-ataque um susto, mas também tivemos várias chances de gol.

Vagner Love mandou um voleio lindo na trave, Adriano também jogava bem. E foi aí que eu vi como foi atípico aquele jogo de quarta-feira no Chile. Para cada bola que eles mataram na canela no Monumental, conseguiram armar algo no Rio. Até o empate aos 48 minutos. Caramba, que jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário