17/12/2008

Jimmy Wales, o direito à informação e a liberdade de expressão

Se twittei corretamente e me lembro bem desses comentários e dos twits e outros posts dos colegas de mestrado @gbustamante, @danielvak, @negracuriche, Jimmy Wales afirma que ele criou (ou co-criou, veja o artigo no...) o Wikipedia baseado no direito à informação e na liberdade de expressão.
Segundo ele, esses são os princípios que guiam o trabalho de se criar uma enciclopédia online de forma colaborativa: permitir que todas as pessoas tenham acesso a um resumo de toda informação que existe.
Toda.
Às vezes a informação é relevante, mas isso não é essencial. No Wikipedia, os Muppets tem cerca de 300 entradas. Muito, mas quase nada comparada com os 15000 artigos do Muppet Wiki.

Jimmy Wales esteve no Chile na semana passada. Na quinta-feira 20/11 ele conversou com alunos do Mestrado Internacional de Comunicação e Jornalismo Digital, que estou cursando. Eu só ouvi. Mas depois enviei duas perguntas ao Facebook dele. Para minha surpresa, ele respondeu. E me autorizou a publicar a troca de mensagens que segue um pouquinho mais abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário