17/12/2008

Introduzindo Jimmy Wales

O título já diz tudo: esse post é praticamente desnecessário.
Jimmy Wales é o responsável pela Wikipedia, a maior enciclopédia colaborativa do mundo e disponível, gratuitamente, a todos que tenham acesso à internet. Num post abaixo está o link a entrada do Jimmy Wales no Wikipedia, e filosofia barata (de minha parte) sobre a liberdade de expressão e o direito à informação.
Está quase tudo aí embaixo, portanto só mais três coisas agora.
Jimmy usa o tradicional uniforme de Silicon Valley, camisa preta e paletó escuro (talvez estivesse sem ele porque está calor paca) e tão boa praça que chegou a me surpreender já que o cara é considerado uma das pessoas mais influentes do mundo.
Em três? quatro horas? de conversa Jimmy não se negou a dar conselhos quando solicitado, mas sempre baixando a bola (sou apenas um carpinteiro - hmmm....- preciso que me digam o que é a web 3.0 para eu construir algo nela, mas até agora não entendi o que ela é.) das suas respostas.
Enfim, aqui vão dois conselhos do Jimmy que eu, obviamente, não segui:
1. publish fast, publish often. Ou algo assim. Da filosofia free software: publique rápido e com freqüência, não espere a perfeição e vá corrigindo os problemas que surgirem no caminho. Essa série de posts deveria ter sido publicada em 25 de novembro, percebe-se que eu entendi o espírito da coisa. Mais, para evitar que esses posts caiam no mesmo esquecimento que este blog, publico-os agora com os erros que tiverem. Agora estou aprendendo: depois corrijo.

2. Segundo conselho: se quiser contribuir ao debate e conhecimento online, em vez de escrever em blogs, escreva no Wikipedia, colabore na criação de consensos para os temas tratados. Quem escreve em blogs só quer saber de dar sua opinião sem ouvir os outros. Talvez. Hmmm....a fala de Jimmy me fez reagir a anos de inércia ressucitando esse blog. Vê-se que sou um cara esperto. Em minha defesa, também me inscrevi no Wikipedia. Quem sabe em 2009 eu não participo do Wiki?


Nenhum comentário:

Postar um comentário